reuniaotrabalhoGilberto representa o Acre porque integra a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e promove a articulação dos Pontos no estado do Acre

O Presidente da Associação Comunitária Gilberto Moura participa até quarta-feira de extensa agenda da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura com o Governo Federal através do Ministério da Cultura.

No encontro de Gestores de Cultura esteve representando o Governo do Acre, Francisco Generozzo que é Chefe do Departamento de Fomento e Incentivo a Cultura da Fundação Elias Mansour. Keila Diniz e Spartacus Alencar representaram o Escritório do Ministério da Cultura no Acre.

“O encontro foi muito produtivo, sabemos que o Governo Federal está presente na maioria dos Estados através do Cultura Viva, por isso consideramos esse encontro de redesenho uma oportunidade de ampliar a parceria dos Estados com o Ministério da Cultura”, disse Francisco Generozzo da Fundação Elias Mansour.

O primeiro momento da agenda aconteceu na Escola de Saúde de Porto Alegre, aonde a comissão reunida debateu os três eixos que fizeram parte da discussão com a Secretaria de Cidadania Cultural.

A agenda em Porto Alegre faz parte da representação do Acre na Comissão Nacional de Pontos de Cultura, aonde se discutiu com gestores dos estados brasileiros o redesenho do Programa Cultura Viva.

Grupo de trabalho AmazônicoParticipação da representação do Acre

Como representante do estado do Acre na Comissão Nacional o Coordenador do Culturalizando o Quinari participou ativamente das reuniões deliberativas da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, respondendo as três perguntas dos eixos temáticos propostos pelo Ministério da Cultura.

A outra agenda aconteceu com os Pontos de Cultura dos estados amazônicos, aonde pretende-se para 2012 a realização de um encontro para a realização da grande Teia Amazônica dos Pontos da Região Norte.

Apresentação do Redesenho pela SCCPrograma Cultura Viva

“O Programa Cultura Viva, criado em 2004 é um trabalho contemporâneo que surgiu para estimular e fortalecer a rede de criação e gestão cultural no país, tendo como base os Pontos de Cultura. É uma experiência inovadora, porque potencializa o protagonismo, o empoderamento e a autonomia cultural da sociedade”, disse Márcia Rollemberg.

Ao concluir, a secretária Márcia Rollemberg avaliou que o programa precisa evoluir de uma política de financiamento para uma política de fomento, buscar campos de fomento, fazer o cadastro dos pontos e dos indicadores de cultura, criar visibilidade das publicações existentes, articulação da rede com os poderes, para transformá-lo em uma política de Estado; ter um comitê gestor com a participação da sociedade, avaliação dos pontos por eles mesmos, transparência no sistema de prestação de contas e a publicização de suas atividades.

À tarde, além da apresentação dos informes sobre o calendário de visitas técnicas às redes, das oficinas de capacitação e o cronograma de liberação de recursos, os grupos de trabalho por região fizeram a análise de situação dos convênios. Também foi apresentado o projeto de Redesenho do Programa Cultura Viva, o formato da realização das Teias e do Comitê Gestor das Redes Estaduais e Municipais.

Com informações do site do Ministério da Cultura


Comentários 

 
0 # Osmarildo 2012-01-24 16:14
muito boa matéria gilberto, seria interessante posteriormente vç fazer uma síntese do novo formato do programa para que os ponteiros que não participaram do encontro entendessem melhor quando se fala de redesenho. ok?
Reply | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Refresh

expoquinari

calcebemsite

patriciasilvagata
 

publicidadearaujo

00001bujari