
Dando continuidade a série de reportagens especiais sobre a antiga Vila Quinari, o Portal Quinari apresenta a segunda parte dessa longa história de acontecimentos e mudanças profundas que mudam a cada dia a vida da sociedade guiomarense.
De acordo com o livro da escrito Fátima Almeida que foi publicado em 1996 através de recursos da Fundação Garibaldi Brasil foi em 1956 que o povoado Quinari foi elevado à condição de Vila, pelo decreto do Governador Valério Caldas Magalhães que promoveu o segundo assentamento de dezenas de famílias, entre estas treze de origem japonesa, desapropriando para isso parte do seringal Itucuman.
Assim é que nos anos sessenta, a Vila Quinari através de seus núcleos agrícolas equipados para beneficiamento de cereais e de outros produtos estará produzindo para o seu consumo e também para abastecer outros mercados, entre eles, Rio Branco.
Existe ainda a noticia do terceiro loteamento entre os associados da Cooperativa de Lavradores e Criadores do Quinari que tinha à frente o senhor João Rodrigues Ferreira, em 19962, após a transformação do Território do Acre em Estado. Essa informação de acordo com o livro foi passada pelo senhor Alberto Brilhante que ainda reside em Senador Guiomard.
Não deixe de ler a outra parte que vai contar a criação do município de Senador Guiomard que se deu no ano de 1976, mais só teve sua instalação administrativa em 1977.
Os conteúdos nesta postagem integram parte de uma reportagem especial editada por Gilberto Moura com base no livro de Fátima Almeida (1996), portanto sua reprodução e utilização para fins econômicos e não históricos devem ter a autorização do autor.