Foi realizada no dia 07 (sexta - feira), no Centro Cultural Bel. Manoel Gomes durante todo o dia, a I Conferência Municipal de Saúde Mental, onde o tema central da Conferência ´´ Saúde Mental: Direito e Compromisso de Todos -Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios ´´ dividindo-se em 3 eixos e 27 sub- eixos.
Todos (as) participantes foram crendeciados para terem direito á voz e voto durante a plenária, pariticpar das discussões nos grupos e se candidatar a Delegado(a) para participar da Conferência Estadual.
A Secretaria Municipal de Saúde, Rosana Pereira, agradeceu o apoio do prefeito James Gomes e diz estar muito satisfeita pelo evento, já que muitos não se interessam sobre um tema tão importante em nossa sociedade. A participação da sociedade como um todo é condição para o êxito da Conferência como dispositivo capaza de contribuir para o avanço das políticas públicas nesta área, em seus componentes de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação, inclusão social, educação permanente, produção de conhecimento, cultura, esporte e intervenção nos determinantes sociais do bem-estar e do sofrimento. Apesar de intencionalmente amplo, o tema central é preciso, ao afirmar o direito de todos ao bem-estar e á atenção integral, e o compromisso do poder público municipal, estadual, da união e da sociedade em propiciar condições para atingir estes objetivo. A prefeitura do Quinarí, através da secretaria municipal de saúde e parceiros estão fazendo sua parte, contribuindo e fortalecendo para o desenvolvimento da saúde em nossa cidade. (Sec. mun. de saúde, Rosana Pereira ).
das as Ações Públicas que visa um melhor desenvolvimento na cidade, têm que caminharem juntas, vejo que no mundo de hoje todo o ser humano precisa e necessita um pouco de tudo. Estamos aquí participando dessa Conferência trazendo um pouco da colaboração em que a Educação possa oferecer em suas metas e ações.(Sec. Mun. de Educação, Profº. Luis Carlos Fernandes)
Durante a sua palestra na Conferência, o Dr. Marcos Araripe, explicou aos presentes um pouco o tema ´´ ESQUISOFRENIA ´´, quais os sintomas, reflexos e seus modos.
O grupo 1, teve como Eixo: Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais.
(Eixo da Política e da Pactuação).
Os Sub-eixos formaram 9 ações das quais poderiam serem excluídas e ou modificadas pelo grupo de trabalho.
O Grupo 2 teve como Eixo: Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais.
( Eixo do Cuidado )
Também tiveram 9 sub-eixos para trabalharem as propostas de exclusão e alterações pelo grupo.
Também tiveram 9 sub-eixos para trabalharem as propostas de exclusão e alterações pelo grupo.
No grupo 3, teve como Eixo: Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e Intersetorial.
(Eixo da Intersetorialidade)
Tendo 9 sub-eixos para o grupo trabalharem nas alterações, exclusões e algumas novas reivindicações.
Após os trabalhos em grupos, foram apresentados a plenária algumas alterações, exclusões e novas ações.
A plenária votou de acordo com as necessidades de ser ter uma política pública de qualidade.
Na parte final da Conferência teve a escolha dos (das ) Delegados(as) que irão representar o munícipio na Conferência do Estado.
A Comissão Organizadora da I Conferência Municipal de Saúde Mental, ofereceu aos participantes um delicioso almoço e no encerramento um Coffee Break.
Do Blog Comando Geral
www.comandogeralac.blospot.com






